A Lei n.º 11.705/08 (lei seca) e as penalidades para a embriaguez: administrativa e criminal

Authors

  • Edna Lima de Souza
  • Karla Keyla Fonseca Bastos

Keywords:

“Bafômetro”, Embriaguez, “Lei seca”

Abstract

Este artigo registra um estudo da infração embriaguez ao volante, de acordo com a modificação do Código de Trânsito Brasileiro, pela Lei n.º 11.705, de 19 de junho de 2008 (denominada “Lei seca”), que estabeleceu alcoolemia 0 (zero) e impôs penalidades mais severas para o condutor embriagado, alterando a redação do artigo 306, para incluir um elemento do tipo penal (concentração de 6,0 dg/l (seis decigramas por litro de sangue), e do artigo 165, para substituir expressão substância entorpecente por substância psicoativa e aumentar o prazo de suspensão do direito de dirigir, com a finalidade de evitar que motoristas alcoolizados continuem a provocar acidentes de trânsito.

Author Biographies

Edna Lima de Souza

Promotora de Justiça do Estado do Amazonas. Titular da 20ª Promotoria Especializada em Crimes de Trânsito. PósGraduada em Direito Penal e Processual Penal pela Universidade Cândido Mendes – RJ  (UCAM) e Direito Ambiental pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

Karla Keyla Fonseca Bastos

* Assessora Jurídica do Juiz de Direito da 1ª Vara Especializada em Crimes de Trânsito da Comarca de Manaus/AM.
Pós-graduada em Direito e Processo do Trabalho pela Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal.

Published

2024-03-13

How to Cite

Souza, E. L. de, & Bastos, K. K. F. (2024). A Lei n.º 11.705/08 (lei seca) e as penalidades para a embriaguez: administrativa e criminal. Revista Jurídica Do Ministério Público Do Amazonas, 10(1/2), 83–110. Retrieved from https://revistajuridica.mpam.mp.br/index.php/rjmpam/article/view/17

Issue

Section

Artigos